Drupal, Web Semântica e RDF

O W3C Brasil acaba de lançar a publicação Manual dos Dados Abertos: Desenvolvedores. Cesar Brod e Joice Käfer, da BrodTec, escreveram o capítulo relativo à Drupal e Web Semântica. Um pedacinho dele está aí embaixo. Para saber mais, baixe o PDF!

O Drupal, projeto iniciado em 2000 por Dries Buytaert modestamente como um sistema de avisos para seus colegas da Universidade da Antuérpia, na Bélgica, evoluiu rapidamente para um sistema completo de gestão de conteúdo, que conta, atualmente, com cerca de 10 mil desenvolvedores que fazem mais de 2 mil contribuições semanais nas diversas partes do núcleo do sistema e módulos adicionais. Além disso, o Drupal sempre possibilitou a exposição do conteúdo nele gerado por meio de padrões, desde a simples exportação e importação de informações pelo uso de feeds RSS ou Atom até a adoção do padrão RDF de forma pioneira entre todos os sistemas abertos de gestão de conteúdo para a web.

A resposta à pergunta “Por que Drupal?” está intimamente conectada à resposta de “Por que PHP?”. Por ter sido desenvolvido em PHP, o Drupal beneficia-se de tudo o que já foi desenvolvido nessa linguagem no que diz respeito a web semântica, como a interface programável RAP (Rdf Api for PHP) e outras que facilitam a criação de módulos para o Drupal por se beneficiarem da web semântica.

Mais textos de Cesar e Joice sobre o Drupal

Entrevista concedida por Dries Buytaert a Cesar Brod (tradução para o português)

Drupalcamp na Latinoware 2011



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal